Waveglider apresenta resultados da campanha marítima

03.06.2015

O Auditório Municipal de Peniche, recebeu no passado dia 29 de Maio a sessão de apresentação de resultados da campanha marítima de levantamento de informação realizada pelo Waveglider, cujo lançamento se efectuou há cerca de dois meses.

Nesta sessão pública estiveram presentes o representante do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, os responsáveis nacionais do MARETEC/IST (www.maretec.org), Profs. Ramiro Neves e Francisco Campuzano, para além do responsável de Liquid Robotics, a empresa detentora da tecnologia Waveglider e responsável pela instalação e operação.

Conforme o plano de navegação previamente traçado, o Waveglider tem percorrido a zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel, em zonas com potencial para a implementação de projectos de energia renovável marinha, designadamente na Zona Piloto Portuguesa e tem recolhido dados sobre agitação marítima, correntes, condições atmosféricas e presença de aves.

Esta acção está integrada no Projecto Europeu Turnkey, cuja componente portuguesa é assegurada pelo MARETEC/IST. Este projecto tem como objectivo contribuir para a criação de uma indústria próspera que irá ajudar a reduzir as causas das alterações climáticas e criar empregos a longo prazo, enquanto protege o ambiente costeiro e marinho.

O Waveglider é um dispositivo cuja propulsão é assegurada pelo movimento das ondas, não introduzindo, deste modo, qualquer tipo de perturbação do meio aquático onde circula, garantindo uma excelente fiabilidade dos dados recolhidos.

Um dos principais objetivos desta campanha é a recolha de informação que possa ser comparada com a obtida através das bóias do Instituto Hidrográfico e do satélite “Altika”, de modo a validar os modelos matemáticos de previsão meteorológica e marítima que o MARETEC desenvolve. Esta informação previsional está já disponível e pode ser acedida a partir da página de entrada do website da ENONDAS, www.oceanplug.pt .

Os dados recolhidos serão agora alvo de análise e processamento, sendo tornados públicos no último trimestre de 2015.

O Waveglider estenderá a sua missão nas águas da Nazaré e Peniche de modo a fazer coincidir o seu período de operação com a realização da Blue Week Lisbon 2015 (http://www.blueweek.pt/) , um evento de referência do sector que decorre entre 4 e 6 de Junho.