REN patrocina Seminário sobre energias renováveis marinhas

02.08.2016

A REN está entre os patrocinadores do Seminário Anual WavEC - Offshore Renewables, que terá lugar a 26 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O Encontro, que conta com o apoio institucional da Embaixada da Finlândia e dos Ministérios Finlandeses da Agricultura e Florestas e do Emprego e da Economia, estarão oradores finlandeses, portugueses e do resto da Europa, irá juntar peritos no sector de toda a Europa.

O evento tem por finalidade discutir as estratégias do crescimento azul e as tecnologias que permitirão estabelecer sinergias intersectoriais nas energias renováveis marinhas, com o objetivo de encontrar propostas concretas de colaboração entre empresas e entidades Finlandesas e Portuguesas.

No dia seguinte à conferência, sexta-feira, 27 de outubro, e em parceria com a Agência Nacional de Inovação e a European Enterprise Network, serão ainda realizadas na Residência da Sra. Embaixadora da Finlândia reuniões bilaterais (10-15 minutos) entre empresas finlandesas e portuguesas com o objetivo de desenvolver negócios conjuntos nesta área.

A associação da REN a este evento decorre da relevância que a WavEC acredita que a zona Piloto Portuguesa pode ter no desenvolvimento deste sector das energias renováveis marinhas, razão pela qual tem promovido e divulgado intensamente aquela Zona tanto em Portugal como no estrangeiro. Em agosto do ano passado, inclusivamente, a ENONDAS/Ocean Plug, concessionária da Zona Piloto, em colaboração com o WavEC, efetuou um inquérito a promotores nacionais e internacionais do sector com o objetivo de avaliar o respetivo “status” tecnológico, bem como o seu conhecimento sobre a Zona Piloto Portuguesa.