MoU com o MARETEC/IST e nova informação no website da ENONDAS

26.03.2015

Com o objectivo de promover o sector da energia das ondas e dando cumprimento ao estabelecido no Contrato de Concessão da Zona Piloto Portuguesa, a ENONDAS tem desenvolvido contactos com diversas entidades do sector, designadamente com a área académica.

Na sequência destes contactos, a ENONDAS estabeleceu um Memorando de Entendimento (MoU) com o MARETEC/IST, um centro de investigação multidisciplinar do Instituto Superior Técnico (www.maretec.org) cujas principais atividades consistem na modelação numérica do ciclo da água em ambientes marinhos e terrestres. Desde 2009, o MARETEC/IST tem investido no desenvolvimento de modelação operacional para fornecer previsões meteorológicas, hidrodinâmicas e de agitação no âmbito marinho, as quais podem ser consultadas em http://forecast.maretec.org/stations.

Complementarmente, o MARETEC/IST tem dedicado especial atenção à Zona Piloto Portuguesa, tendo desenvolvido um modelo específico para esta área. Tendo em conta o interesse que esta informação tem para promotores que estejam a desenvolver protótipos para produção de energia eléctrica a partir das ondas, o MoU estabelecido com o MARETEC/IST contempla também a partilha desta informação específica.

Neste âmbito, informação previsional de agitação marítima disponibilizada pelo MARETEC pode ser consultada diariamente no website da ENONDAS (www.oceanplug.pt).